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Perguntas Frequentes (FAQ)

  • O QUE É UM CONSÓRCIO?

    É a união de pessoas (físicas ou jurídicas) onde todos contribuem mensalmente (ou conforme estabelecido em contrato) para a formação de uma espécie de grande “poupança”, chamado “fundo comum”. Ele é utilizado por todos os participantes do grupo para a aquisição do bem desejado conforme ordem definida por sorteio ou lance.

  • O QUE É UM GRUPO?

    Grupo é uma sociedade constituída por consorciados reunidos pela administradora para os fins estabelecidos pelo consórcio como: a aquisição de bens móveis, imóveis, serviços por meio de autofinanciamento, com prazo de duração previamente estabelecido em contrato.

  • O QUE É UMA COTA?

    É o número que identifica cada consorciado participante no Grupo.

  • COMO É COMPOSTA A PARCELA DO CONSÓRCIO?

    A parcela do consórcio é composta pela taxa de administração, remuneração da administradora pela gestão do grupo, pelo fundo de reserva, um fundo de proteção do grupo, pelo seguro e o fundo comum, utilizado para liberação do bem.

  • O QUE É FUNDO COMUM?

    No consórcio todos os participantes de um mesmo grupo contribuem mensalmente com o pagamento de parcelas, formando um capital comum. Esse capital é chamado de “fundo comum”. A cada mês um ou mais consorciados são contemplados, por sorteio ou lance, podendo utilizar uma parte desse fundo para comprar o bem ou contratar um serviço desejado.

  • O QUE É FUNDO DE RESERVA

    Valor cobrado mensalmente é uma proteção para o grupo e o valor pode ser utilizado para:
         o Cobertura de eventual insuficiência dos recursos do Fundo Comum
         o Cobertura de inadimplência de prestações de consorciados contemplados
         o Pagamento de despesas e custos de medidas judiciais ou extrajudiciais
         o Pagamento do seguro de quebra de garantia
         o O saldo desse fundo será devolvido, quando existente, ao término do grupo proporcionalmente aos participantes que não tenham sido excluídos ou desistentes.

  • O QUE É TAXA DE ADMINISTRAÇÃO?

    É a remuneração da administradora que tem a responsabilidade de gerir o grupo para que todos tenham a garantia de receber o bem contratado.

  • COMO E QUANDO OCORREM O REAJUSTE NO PLANO DE CONSÓRCIO?

    O reajuste é anual, calculado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IBGE) para bens móveis e pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para bens imóveis, a correção ocorre no aniversário de cada grupo.

  • O QUE É CARTA DE CRÉDITO?

    É o valor disponibilizado para compra do bem quando ocorre a contemplação, seja por sorteio ou lance.

  • ONDE POSSO UTILIZAR MINHA CARTA DE CRÉDITO?

    A Carta de Crédito pode ser utilizada para compra do bem de pessoa física ou jurídica, em todo o território nacional, desde que se enquadre nas regras de utilização de cada grupo de consórcio.

  • POSSO UTILIZAR DUAS OU MAIS CARTAS DE CONSÓRCIO PARA COMPRA DO BEM MÓVEL OU IMÓVEL?

    Sim, desde que todas as cotas estejam contempladas e com os respectivos créditos liberados para a compra.

  • O QUE É LANCE?

    Modalidade de contemplação onde será vencedor o consorciado que ofertar o maior número de parcelas. O lance deverá ser pago sempre pelo valor da parcela integral e conforme prazo estabelecido pela administradora.

  • POSSO USAR MEU CARRO COMO LANCE?

    O carro pode ser avaliado em alguma revenda de sua região ou o auxílio do representante de sua região.

  • POSSO USAR MEU FGTS COMO LANCE NO CONSÓRCIO DE IMÓVEL?

    O consorciado pode usar até 100% do saldo de sua conta do FGTS para ofertar um lance. Para isso, é necessário que ele apresente seu extrato do FGTS à administradora. O consorciado pode utilizar o FGTS para complementar a carta de crédito para adquirir o imóvel desejado.

  • POSSO RECEBER EM ESPÉCIE O VALOR DO CRÉDITO APÓS SER CONTEMPLADO?

    Sim, após 180 dias a contemplação estando com o consórcio quitado o consorciado pode resgatar em espécie o valor do crédito corrigido.

  • QUAIS OS BENS PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO CONSÓRCIO?

    É possível adquirir moto, veículo automotivo e imóvel, consulte a administradora as regras para alienação e cada bem.

  • QUAL O PRAZO PARA UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO APÓS A CONTEMPLAÇÃO?

    O prazo máximo é o encerramento do grupo em que o consorciado se encontra. Após a contemplação o valor fica aplicado e recebe rendimento mensal até a sua utilização.

  • QUANDO É DISPONIBILIZADA A CARTA DE CRÉDITO?

    A carta de crédito é disponibilizada, após ser contemplada, para compra do bem, mediante a aprovação da garantia e da documentação prevista no regulamento.

  • POSSO CANCELAR MEU CONSÓRCIO?

    Sim, desde que seja formalizado e encaminhado para administradora através dos canais de atendimento.
    Caso o cancelamento ocorra antes da assembleia o valor pago é devolvido integralmente.
    Após ocorrida a assembleia a devolução se dará através de sorteio mensal entre os desistentes/excluídos de cada grupo, na mesma data das assembleias ordinárias, conforme determina a Lei nº 11.795/08 e Regulamento de grupos de consórcios disponibilizado com a proposta de adesão. Nesse caso o valor não é devolvido integralmente, sendo descontadas multas da quebra de contrato e taxa administrativa já paga.